terça-feira, 4 de setembro de 2007

Favelas



O Rio de Janeiro tem uma característica que nenhuma outra grande cidade no Brasil possui: todo bairro da cidade tem uma favela. Tanto faz o bairro estar na Zona Sul, área nobre da cidade, quanto na zona central ou no subúrbio.
Essa convivência nem sempre é pacífica. Vez ou outra a polícia tem que subir um morro para dar combate ao tráfico de drogas e a população no entorno sofre com essa movimentação e as balas perdidas.
Na foto acima vê-se a favela do Pavão-Pavãozinho, encravada entre Ipanema e Copacabana. A foto, tomada do final do Leblon, mostra a proximidade e a convivência da pobreza com a riqueza. Leblon e Ipanema são uma das áreas mais caras para se morar no Rio.
Na outra foto, vê-se o Morro de São Carlos, locolizado próximo à área central da cidade. O prédio à esquerda é a Prefeitura, onde fica o gabinete do prefeito.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parece que apenas a pacata e bucólica Urca está livre dessas mazelas de nossa maravilhosa cidade. Caminhar na Pista Claudio Coutinho, passear pelas ruas do bairro ou tomar um chopp no Bar Urca são sempre motivo de prazer e sinônimo de tranqüilidade.