sexta-feira, 13 de abril de 2007

DERCY GONÇALVES


Encontrei ontem, ao final da passagem do Lula pela Estação do Metrô de Cantagalo, em Copacabana, essa impagável (nos dois sentidos do termo) figura que é a centenária Dercy Gonçalves. Sim, já centenária segunda ela. A data oficial, em junho, é porque antigamente as pessoas não registravam os filhos com o mesmo rigor de hoje.
Ela continua a mesma de sempre: desbocada, brincalhona, alegre, etc. etc. E isso ela irradia por onde passa.
Quer ver?
Repare nesses (até poucos minutos antes) sisudos
e engravatados senhores. Foi só ela aparecer e aquele perene menino que existe em todo homem veio à tona ; e todos olhavam e conversavam com ela da mesma maneira que a gente fazia quando, na infância, encontrava aquela mulher mais velha e que falava palavrão.

Um comentário:

Anônimo disse...

Maravilha reencontrar o Rio mediado por um olhar como o seu, apuradíssimo.E com humor, coisa de um legítimo "pé vermelho".É isso, temos que aprender a ver o Rio. Afinal de contas, como diz Carlos Lessa, “começamos o século como a Paris dos trópicos e estamos terminando como a Miami da América do Sul, que é a Barra da Tijuca, síndrome de subúrbio americano”. Que venham mais fotos desse voyeur que espia a cidade por muitas gretas, com pés de pano.A página já está nos meus “favorites”- não se em São Miguel das Matas já se escreve em “ïngreis””