sexta-feira, 31 de julho de 2009

Wayuu


Esse é meu amigo Andres Manner, fotógrafo venezuelano com quem divido o trabalho de fotografar para o livro sobre os wayuu, na Venezuela e Colombia.
Enquanto todo mundo tem uma pequena camera digital prá fazer suas fotos pessoais, o Andres usa a inesquecível Olympus Pen, que duplica o filme e faz 72 fotos por rolo.
O rapaz tem estilo!

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Wayuu


Essa menina wayuu, às 6 horas da manhã, quando acordei numa das paradas já dentro do território colombiano, estava brincando com seu celular. Essa luz avermelhada que ilumina a cena é do nascer do sol.

sábado, 18 de julho de 2009

Wayuu


Outro exemplo da praticidade desse povo. Como o cactus é abundante na região, usam para diversas coisas (a fruta é comestível): fazer cerca, por exemplo. É uma solução incrível, pois além de não sofrer a ação do tempo e apodrecer como a madeira (pois é plantado), ainda é muito eficiente para não deixar os animais saírem do quintal.

Wayuu


Os wayuu são muito práticos. Veja a solução que eles deram para a proteção da lâmpada que fica no exterior da casa, portanto sujeita a chuvas, etc.

Wayuu


Essa dupla de wayuu, ainda na região de Maracaibo, mais parece aquela turma que frequenta os rodeios de Barretos, interior de São Paulo.

sábado, 4 de julho de 2009

Wayuu


Como os 17 leitores desse blog sabem, acabei de fotografar os indios wayuu (lê-se guaiú), que vivem entre Venezuela e Colombia, para um livro de arte. Fiz duas viagens para lá entre abril e junho.
Na foto acima, uma índia wayuu, em Maracaibo, lê um jornal dirigido à comunidade wayuu da cidade. É uma lingua complicada, mas o universo cultural dessa etnia é muito rico.
Vou publicar aqui no blog algumas fotos que fiz durante essas duas viagens para lá.