quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Mulheres e chapéus

















Nelson Rodrigues dizia que o brasileiro deixou de ser cordial quando parou de usar chapéu. Segundo ele, o chapéu era parte integrante da cordialidade brasileira. As pessoas, ao se encontrarem, sempre levantavam o chapéu num gesto de cumprimento e, ao mesmo tempo, elegante!
As mulheres peruanas, de uma parte dos Andes, concordam com Nelson Rodrigues. Não só usam um chapéu estilizado, mas são confeccionados por elas mesmas. E os desenhos são livre criação.
E segundo me informaram, cada tipo de chapéu tem um significado. Uns são para as mulheres solteiras, outros para as casadas e outros para as viúvas.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Moldura


Essa é uma foto que já veio com moldura.....

MULHERES INCAS










Uma viagem à qualquer país andino, ao Perú em particular, é impossível não fazer fotos das mulheres, com suas roupas típicas, coloridas e sempre vendendo alguma coisa.
Vejam essa série.

CERIMONIA FUNEBRE - CUSCO






Hoje, ao caminhar por um bairro da cidade, deparei com um enterro. Contrastanto com as roupas pretas das pessoas, o caixão é branco (não era enterro de criança), muitos arranjos de flores coloridas e, para minha surpresa, uma banda que acompanhava tocando.
Vez ou outra, paravam em frente a um casa (que tinha pregada acima da porta dois pedaços de tiras de pano preta, cruzadas em forma de cruz), e os carregadores do caixão faziam uma série de tres reverências para, em seguida, continuar a caminhada rumo ao cemitério.
Em frente à casa do morto, os filhos fizeram discursos se despedindo do pai. Ao final de cada discuso, as presentes batiam palmas.
Tudo isso sob a batuta de uma espécie de "mestre de cerimônia", que ia dizendo à cada o que fazer e que hora.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Estádio de futebol de Cusco


Esse é o estádio de futebol da cidade. Segundo o motorista que estava comigo, sr. German, nessa semana o Flamengo joga aqui, pela Libertadores da América.
Visto de longe, parece um circo ao contrário.

Parque Saqsaywaman


Desafio todos os possíveis leitores desse blog a pronunciar corretamente o nome do Parque Saqsaywaman, nos arredores de Cusco.

Eu não conseguí.....

VISTA GERAL DE CUSCO

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjdwQGsuXMwizn_PwfBQAW4GiSsqxxA7a7IVT-9K9FbLY9Ww9kxaUqFpsXL1PhM3OveJYpS8sd0rJH_nKMmpYGbHRD2OH6X750bylE0twgFdu7lqWyClCTpo7JbNCLa_TOo0mQQ2qDj7VA/s1600-h/Panorama.jpg
Uma visão mais ampla da cidade de Cusco, com as montanhas ao fundo e, por sorte, numa uma tarde de sol, pois agora é a época das chuvas.

PLAZA DE ARMAS


A mesma Plaza de Armas, agora vista de um morro perto, com os telhados típicos de Cusco.

É uma cidade horizontal, sem prédios grandes.

PLAZA DE ARMAS


Outro angulo da Plaza de Armas.

Vendedora de rua


Uma cena comum na cidade.

Essa está com a cabeça coberta porque estava ventando e a temperatura estava em torno de 10 graus centígrados.

Cusco, Peru


Estou em Cusco, fazendo um trabalho. Essa é a praça principal e, como não poderia deixar de ser numa cidade de colonização espanhola, chama-se Plaza de Armas, com suas igrejas coloniais, construídas em cima de templos incas, que eram a maneira dos conquistadores deixar sua marca e impor sua cultura.

Aqui foi uma cidade que Francisco Pizarro fez questão do dominar de uma maneira que não deixasse dúvidas quanto às suas intenções. Foi cruel.