terça-feira, 23 de outubro de 2007

DUBAI


Esse é um dos enormes shoppings de Dubai, o Jumeira. Logo atrás dele, vê-se tambem iluminado um dos prédios mais famosos da cidade, cuja forma foi inspirado num barco à vela.
Dentro desse shopping tem um lago onde as pessoas vão de um lado à outro de barcos. São inúmeras lojas, de todos os tipos e com muitas variedades. Detalhe: os preços são no mínimo 2/3 mais baratos que no Brasil. Por uma simples razão: não tem impostos no país, pois o governo não precisa pois somente com a venda do petróleo ele banca todos seus gastos.

DUBAI


Vejam esses prédios em Dubai. Fazem parte do "Dubai Marina", (um complexo habitacional de deixar qualquer condominio da Barra da Tijuca no chinelo), onde há 3 anos atrás não tinha nada. A cidade parece um grande canteiro de obras. Levanta-se bairros inteiros de um dia para outro.

DUBAI e ABU DHABI


Estive recentemente nos Emirados Arabes Unidos, em Dubai e Abu Dhabi. Confesso que fiquei impressionado, pois minha visão do país era completamente equivocada. Pensei numa cidade e me surpreendí com outra. Vejam voces mesmos as imagens.
Começo com essa frase que está num museu em Abu Dhabi e, numa tradução de quem não é profissional nisso, diz mais ou menos o seguinte:

"É muito difícil viver em silencio. O silencio real é a morte e isso é terrível. Para se aproximar desse silencio é necessário uma jornada ao deserto. Voce não vai ao deserto para achar sua identidade, mas para perde-la, para perder sua personalidade, para tornar-se anônimo. Voce anula-se. Voce torna-se silencio. Voce deve tornar-se mais silencioso do que o silencio que te cerca. E então uma coisa extraordinária acontece: voce escuta o silencio falar".